3 de novembro de 2022

SECRETÁRIA QUE ELABOROU A LISTA DE SCHINDLER MORRE AOS 107 ANOS


Mimi Reinhardt ajudou a salvar a vida de cerca de 1.300 judeus durante a Segunda Guerra Mundial

Morreu neste sábado, 30 de outubro, aos 107 anos, Mimi Reinhardt, responsável por listar trabalhadores judeus de uma região pobre da Cracóvia, na Polônia, durante os ataques de Hitler, no regime nazista. Estima-se que 1,3 mil judeus tenham sido salvos ao serem recrutados para trabalhar na fábrica de Oskar Schindler.

“Minha avó, tão querida e tão única, faleceu aos 107 anos. Descanse em paz”, escreveu Nina, neta de Reinhardt, para a agência de notícias AFP.

Mimi nasceu na Áustria e era judia. Ela foi recrutada para o trabalho com o objetivo de captar cidadãos judeus da região onde ficava a fábrica de Schindler para trabalhar no local e assim, impedir que fossem deportados para campos de concentração nazista. Ela trabalhou para o industrial alemão até 1945, quando Hitler foi derrotado.

Mimi morou em Nova York após a Segunda Guerra e em 2007 foi morar com seu único filho, Sacha Weitman, que era professor de sociologia na Universidade de Tel Aviv, em Israel. As informações foram divulgadas pelo jornal Times of Israel.

A história deu origem ao filme A Lista de Schindler, de 1993, do diretor Steven Spielberg. A película venceu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado.

. Fonte:

https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2022/04/6377834-secretaria-que-elaborou-a-lista-de-schindler-morre-aos-107-anos.html

Nenhum comentário: