15 de janeiro de 2023

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Dia 20 de Tevêt, é o aniversário de falecimento de Rabi Moshe ben Maimon, “Maimonides”, conhecido pelo acrônimo “Rambam”. Maimonides é uma das personalidades mais reverenciadas no judaísmo. Ele foi um dos maiores Sábios de nossa história e escreveu muitas obras, entre elas, uma enciclopédia de Lei Judaica baseada no Talmud, chamada de Mishné Torá. O Rambam foi também um grande médico e é considerado o maior filósofo judeu de todos os tempos. Ele faleceu no Egito, no ano de 1204. Leia mais......

Dia 19 de Tevêt é o aniversário de falecimento de um grande filantropo norte-americano, Yehudá Touro (1775-1854). Sua filantropia não se limitava ao povo judeu ou a causas judaicas. Ele doou dinheiro para o hospital Massachusetts General, que seu irmão ajudou a fundar. A Enciclopédia Judaica escreve sobre Touro que “nenhum judeu deu tanto para tantas agências e causas”.

Dia 17 de Tevêt, no ano de 1728, um grupo de judeus espanhóis e portugueses, que foram expulsos de seus países pela Inquisição, comprou um terreno em Manhattan, Nova Iorque, para erguer a primeira sinagoga da cidade.

Em 1763, uma congregação de vinte famílias judias inaugurou a primeira sinagoga dos Estados Unidos. A sinagoga de Touro foi fundada em Newport, no estado de Rhode Island. Em 1946, a sinagoga foi declarada um monumento nacional histórico norte-americano.

Neste Shabat, leremos na sinagoga a Perashá Vayechi, que é a última porção do primeiro livro da Torá - Bereshit.

No dia 10 de Tevet do ano judaico de 3336 (425 AEC), os exércitos babilônicos do imperador Nabucodonosor sitiaram Jerusalém; trinta meses mais tarde, no dia 9 de Tamuz do ano 3338, as muralhas da cidade foram rompidas. Um mês depois, no dia 9 de Menachem Av (considerado o dia mais triste do calendário judaico), o Primeiro Templo Sagrado de Jerusalém foi destruído. O Povo Judeu foi exilado para a Babilônia, onde permaneceu em exílio durante 70 anos.

O termo "Cabalá" é uma palavra hebraica derivada do verbo "lekabel", que significa receber ou aceitar. O conhecimento da Cabalá foi adquirido primeiramente pelo patriarca Avraham e transmitido, de geração em geração, para os líderes espirituais do povo judeu.

As tradições seguidas nos casamentos judaicos advêm das histórias bíblicas de nossos antepassados. O Livro de Gênese - o primeiro livro da Torá - revela que quando a matriarca Rebecca viu seu marido, Isaac, pela primeira vez, ela cobriu seu rosto com um véu. É deste episódio na história judaica que surgiu a tradição de cobrir o rosto da noiva antes da cerimônia de casamento. Em hebraico, este ritual é chamado de badeken – literalmente, o encobrimento.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/1/curiosidades.html

Nenhum comentário: