15 de janeiro de 2023

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES



Dia 26 de Kislêv, é a data de falecimento de Rabi Avraham ben David. Nascido em Toledo e conhecido pelo acrônimo “Raavad”, ele foi um grande Sábio – um grande mestre da Torá e do Talmud. Foi também o primeiro judeu a introduzir a filosofia de Aristóteles associada ao judaísmo. Em seus escritos, demonstrou que ensinamentos laicos como a metafísica não se opõem aos ensinamentos rabínicos. Faleceu no ano 4959 (1198 EC).

No dia 25 de Kislêv, no ano de 2449 (1312 AEC), foi completada a construção de vários componentes do Mishkan – o mini-Templo, construído sob a liderança de Moisés, pelos Filhos de Israel no deserto do Sinai. Nossos Sábios ensinam que D’us recompensou o povo judeu por esse feito: 12 séculos mais tarde, após a vitória sobre os gregos, os Macabeus re-dedicaram o Templo Sagrado no dia 25 de Kislêv (ano 3622). De fato, esta data é o primeiro dia de Chanucá.

Nos dias de Chanucá, inclusive no Shabat, o Halel completo é recitado durante Shacharit – a reza da manhã – logo após a oração da Amidá. Também recitamos um trecho especial de Chanucá, chamado de Al Hanisim, que é inserido na Amidá de Shacharit, Michná (reza da tarde) e Arvit (reza da noite), na reza de Musaf (recitada no Shabat, após a leitura da Torá) e no Bircat Hamazon (a prece recitada após uma refeição que inclua pão). Tachanun (confissão de pecados) não é recitado durante os oito dois de Chanucá.

O judaísmo revela que a Presença de D’us se revelava no Templo Sagrado de Jerusalém. Mesmo após a destruição do Segundo Templo, a plataforma onde se erguia o Templo continua sendo sagrada, pois o espírito de D’us nunca partiu de lá.

No dia 20 do mês hebraico de Kislêv – no ano de 1796 EC, é publicada uma grande obra cabalística, o livro Tanya, escrito por Rabi Schneur Zalman de Liadi, o primeiro Rebe da dinastia Chabad-Lubavitch. O livro Tanya, muito estudado e disseminado, é considerado a Bíblia do Chassidismo.

Judeus chassídicos têm o costume de usar vestimentas especiais no Shabat e nas festas judaicas. Esses trajes se assemelham às roupas utilizadas pela nobreza polonesa, no século 16. Além de cobrir a cabeça com uma quipá, muitos judeus chassídicos usam um chapéu de pele, chamado de shtreimel. O shtreimel costuma ser feito de "vison".

O primeiro pogrom russo da modernidade ocorreu em 1871, em Odessa, e foi incitado por gregos e eslavos que odiavam os judeus. Os pogroms sancionados pelo governo russo começaram em 1881, quando Alexandre III assumiu o trono.

Moisés foi o maior profeta de todos os tempos. Sua grandeza é reconhecida não apenas pelo judaísmo, mas por outras religiões também. Seus irmãos Aaron e Miriam são figuras bíblicas bastante conhecidas. Mas como se chamavam os pais deles? Amram, o pai, e Yocheved, a mãe.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/2/curiosidades.html

Nenhum comentário: