10 de agosto de 2023

CASHRUT: UMA DIETA ESPECIAL


A Torá consegue imbuir o simples ato de comer de enorme sentido espiritual e significado, transformando nossa mesa em um “Altar a D’us”


Esta parashá apresenta uma relação de animais, pássaros e peixes casher e não casher e como identificar cada um. Esta é uma lista básica sobre as leis de cashrut e seus fundamentos. Nossos sábios escrevem que uma das finalidades de todo o sistema de cashrut é o de fornecer-nos um exercício diário de auto-controle e auto-disciplina individual que ninguém deve subestimar.

A menos que o homem aprenda a refrear e controlar seus impulsos e desejos, pode causar mal irreparável a si e a outras pessoas. Este talvez seja o significado do primeiro mandamento divino transmitido à Adam; o de não comer da árvore da sabedoria. O homem não pode viver no paraíso em um estado perpétuo de felicidade, a menos que tenha conseguido a arte da auto disciplina.

Nenhuma quantidade de doutrinação poderia ter um resultado tão positivo quanto as leis dietéticas às quais fornecem um regime diário na prática de restrições e auto-disciplina.

O judaísmo almeja a santidade e consciência Divina. Ser santo significa ser consciente de D’us a toda hora e em todas s atividades da vida. E é nos mandando consagrar e santificar até mesmo naquelas atividades que são puramente físicas, mais básicas e comuns como o que ingerimos. Através das leis de cashut, a Torá consegue imbuir o simples ato de comer de enorme sentido espiritual e significado, transformando nossa mesa em um “Altar a D’us”.

. Fonte:

Por Rabino Shabsi Alpern

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4576464/jewish/Uma-Dieta-Especial.htm#utm_medium=email&utm_source=1616_revista_pt&utm_campaign=pt&utm_content=content

Nenhum comentário: