17 de agosto de 2023

QUAIS SÃO OS SINAIS DE UMA AVE CASHER?


Para esclarecer este assunto, os sábios da Mishná dão vários sinais que ajudam a identificar se um pássaro é casher


A Torá declara que um animal terrestre casher deve ser ruminante e ter cascos fendidos, e peixes devem ter barbatanas e escamas. Mas a Torá não fornece nenhum sinal para as aves casher. Em vez disso, ela lista 24 classes de aves não casher.1

Em teoria, se pudéssemos identificar essas 24 classes, poderíamos comer qualquer tipo de pássaro que não estejam na lista (se abatidos de acordo com halachá).2 O problema é que muitos dos nomes de pássaros hebraicos bíblicos não são facilmente identificáveis. (As traduções inglesas encontradas em algumas Bíblias são meras suposições, por isso alguns tradutores escolhem transliterar ao invés de dar traduções imprecisas.) E mesmo se soubéssemos os nomes exatos em inglês, ainda seria difícil para a maioria de nós identificar tantas espécies exóticas de aves. Seria também um desafio identificar quais espécies de aves pertencem a quais classes, uma vez que as categorias haláchicas diferem das científicas comuns (e as categorias científicas estão sujeitas a mudanças). Por exemplo, não sabemos quantas espécies de aves se classificam na categoria de "coruja" ou "águia".

Para esclarecer este assunto, os sábios da Mishná dão vários sinais que ajudam a identificar se um pássaro é casher:

não é uma ave de rapina; e
tem um dedo "extra", um papo, e / ou uma moela que pode ser descascada. (Se todos os três destes sinais devem estar presentes é uma questão de disputa, como será explicado.)

. Identificando Aves de Rapina:

Nas palavras da Mishná, "qualquer ave que possui garras não é casher."3 No entanto, existem várias opiniões quanto à definição exata de garras:

um pássaro que apanha sua comida com suas garras e a levanta do chão para a sua boca,4
um pássaro que segura sua presa com suas garras e quebra pequenos pedaços para comer,5
um pássaro que atinge a presa com os pés e ingere sua presa enquanto ainda está viva,6
uma ave que ataca sua presa com suas garras,7 ou
uma ave que injeta uma espécie de veneno em sua presa.8
A Mishná acrescenta um método alternativo de identificação de um pássaro que é de rapina: um pássaro que "parte os dedos dos pés", ou seja, quando em pé sobre uma corda, tem dois dedos na frente e dois na parte de trás, como um papagaio.9

Um rabino do século XII, o rabino Zerachiá Halevi de Gerondi (conhecido como Ba'al Hamoar), descreve duas características de um pássaro que não é de rapina: um que possui bico largo e patas palmeadas (como um pato).10

. Sinais Adicionais de Aves Casher:

Além de não pertencer ao grupo de pássaros de rapina, a Mishná fornece três características de um pássaro casher:

Dedo "Extra": Um dedo da pata que está atrás e acima dos outros dedos.11 É chamado de "extra" porque não está na mesma linha que os outros dedos.12 Alguns dizem que isso se refere a um "dedo alongado" um dedo frontal, que é mais longo que o restante).13 Ambas as características podem ser vistas nos pés de galinha.
Papo: Um órgão em forma de bolsa que armazena os alimentos não digeridos até que o aparelho digestivo esteja pronto para receber e digerir o alimento.

Moela pelável (pupik em idish): Uma moela no tubo digestivo que é alinhada com a pele que pode ser descascada à mão.
Enquanto todos concordam que qualquer ave de rapina não é casher, há diferenças de opinião se um pássaro precisa ter todos ou alguns desses três sinais para que ele seja considerado casher, apropriado para o consumo. O Tzemach Tzedek escreve que a halachá segue a opinião de que todos os sinais devem estar presentes14 - isto é, a menos que haja uma tradição específica de que um pássaro é casher.

. Tradição:

Na prática, é difícil identificar aves por estes sinais rabínicos. De fato, o Talmud cita uma série de incidentes em que uma comunidade no início pensou que um certo pássaro era casher, e só depois de um longo tempo foi observado que o pássaro era de fato uma ave de rapina e, portanto, não casher. Assim, a identificação pode se tornar bastante difícil, uma vez que mesmo se o pássaro só exibe o comportamento de rapina muito raramente, não é considerado casher.15

Portanto, a halachá é que só comemos pássaros que sabemos serem casher e foi estabelecido por tradição.16 E se há uma tradição confiável de que um pássaro é casher, então ele não precisa ter todos os "sinais casher" (exceto por não ser um predador).17 Por exemplo, o ganso não tem uma cultura, mas é, no entanto, considerado casher.

. Peru:

Já que só podemos consumir aves para as quais temos uma tradição, surge a questão: como o peru, uma espécie do Novo Mundo, é considerada casher?

Uma explicação é que, além dos sinais exemplificados acima, o Talmud discute uma regra conhecida como o princípio de hibridação: uma espécie casher não pode acasalar com espécies não casher. Portanto, o fato de uma espécie suspeita poder acasalar-se com uma espécie casher conhecida confirma o status casher da espécie desconhecida.18

Embora o Talmud não declare explicitamente que este princípio se estende às aves, muitos rabinos19 , incluindo o quarto Rebe de Lubavitch, Rabino Shmuel Schneerson, conhecido como o Maharash,20 afirmam que ele realmente se estende a aves, e, portanto, um pássaro pode ser considerado casher, mesmo na ausência de uma tradição específica, se ele se acasala com espécies de aves casher conhecidas.

Alguns, entretanto, discordam e sustentam que este princípio não se estende aos pássaros, e oferecem explicações alternativas a respeito de porque a maioria considera o peru casher.

Assim, embora a maioria das espécies de aves sejam casher, devido à nossa falta de conhecimento sobre muitas das espécies de aves, na prática, apenas as que possuem uma tradição confiável são consumidas. Exemplo de aves casher são as espécies domésticas de galinhas, patos, gansos, perus e pombos (pombas).21

. Notas:

1. Levítico 11: 13-19, Deuteronômio 14: 11-18.

2. Veja Talmud, Chullin 63b, e Shulchan Aruch, Yoreh Deiá 82: 1-2.

3. Talmud, Chullin 59a.

4. Rashi no Talmud, Chullin 59a, e Rabi Ovadia Bartenura, Chullin 3: 6.

5. O comentário de Maimônides a Mishná, Chullin 3: 6; Ver também Rashi no Talmud, Chullin 62a e Nidá 50b.

6. Tosfot sobre Chullin 61a, s.v. Hadores; Rabi Ovadiah Bartenura, Chullin 3: 6 (segunda explicação).

7. Shach, Yorê Deiá 82: 3, compreensão de Ran, Chullin, página 20b em Rif.

8. O Aruch HaShulchan, Yoreh Deiah 82: 5, compreensão de Ran, ibid.

9. Talmud, Chullin 59a.

10. Citado em Shulchan Aruch, Yorê Deiá 82: 3.

11. Rashi em Talmud, Chullin 59a.

12. Funcionou no Talmud, Chullin 59a, citado em Taz em Shulchan Aruch, Yorê Deiá 82: 2.

13. Ramban sobre Talmud, Chullin 59a.

14. Responsum de Tzemach Tzedek, Yorê Deiá 60; Ver lá para uma longa explicação sobre as várias outras opiniões sobre este assunto.

15. Ver Talmud, Chulin 62b.

16. Veja Shulchan Aruch, Yorê Deiá 82: 2-3, e brilho de Rabi Moshe Isserlis ad loc.

17. Veja Shach, Shulchan Aruch, Yorê Deiá 82: 6.

18. Talmud, Bechorot 7a.

19. Veja Chatam Sofer, Yorê Deiá 74; Avnei Nezer, Yorê Deiá 1: 75: 19-21; Da'at Torah, Yorê Deiá 82: 3; Chesed L'Avraham, Tinyana, YD: 22-24.

20. Igrot Kodesh, Maharash, p. 8.

21. Nota: Esta não é uma lista conclusiva. Além disso, existem algumas variedades dessas aves para as quais não há tradição e, portanto, não são consumidas.

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3650862/jewish/Quais-So-os-Sinais-de-uma-Ave-Casher.htm

Nenhum comentário: