13 de agosto de 2023

A PROIBIÇÃO DE MISTURAR CARNE COM LEITE


D'us ordena o povo judeu (Shemot 23:19): "Não cozinharás um bezerro no leite de sua mãe"


D'us ordena o povo judeu (Shemot 23:19): "Não cozinharás um bezerro no leite de sua mãe". Estas palavras são reiteradas em três diferentes locais na Torá, indicando três proibições diferentes sobre o assunto:

. É proibido comer uma mistura cozida de carne e leite.

. Não se pode tirar nenhum benefício de tais misturas, como presentear ou vender a comida a um não-judeu.

. Carne e leite não podem nem ser cozidos juntos (mesmo quando não há intenção de ingeri-los).


Moshê disse a D'us: "Estou desconcertado! Tu instruíste-me a escrever na Torá 'Não cozinharás o bezerro no leite de sua mãe'. Contudo, oralmente Tu me explicaste que também é proibido comer os dois juntos! Permite-me escrever na Torá: 'Não comerás mistura de carne com leite!'" D'us respondeu: "Escreva como Eu disse, não mude Minhas palavras!"

Moshê insistiu: "Não seria possível que no decurso de seu longo exílio os Filhos de Israel possam esquecer a Explicação Oral da Torá?"

D'us respondeu: "Selei um pacto com eles, que garante que a Torá Oral jamais será esquecida por seus descendentes!"

Por que D'us nos proibiu comer leite e carne juntos? Esta lei da Torá recebe o nome de "choc", uma lei cuja razão não nos foi dada por D'us. Apesar do povo judeu não entender o preceito de não misturar carne com leite, todos aceitaram com perfeita fé, sem perguntar nem questionar.

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3973594/jewish/A-Proibio-de-Misturar-Carne-com-Leite.htm

Nenhum comentário: