29 de outubro de 2023

ATOR MATEUS SOLANO SE PRONUNCIA SOBRE GUERRA ENTRE ISRAEL E O GRUPO TERRORISTA HAMAS


o artista judeu, natural de Brasília (DF), comentou nas redes sociais sobre o conflito sangrento no Oriente Médio

O ator Mateus Solano, no ar atualmente na novela "Elas por Elas", da Rede Globo, utilizou o Instagram, neste sábado (28), para opinar sobre guerra entre Israel e Hamas. Ele, que é declaradamente judeu, religião originada no Oriente Médio, disse ter sido pressionado a se posicionar.
 
"Como judeu, tenho sido muito pressionando a me posicionar na questão Israel - Palestina. Mas a questão é muito mais complexa do que qualquer conclusão que eu venha a tomar e portanto não venho aqui para concluir nada. Sou a favor do diálogo e da paz", escreveu Mateus na legenda da publicação.
 
O ator afirmou ainda não concordar com as atitudes de Israel. "Como judeu, vou à sinagoga em determinadas datas e tenho orgulho de fazer parte de um povo sobrevivente, tão perseguido há milênios. Um povo que segue estudando a Torá e a sabedoria oculta que o Livro não para de ensinar. Mas não sou absolutamente a favor de como Israel vem se portando em relação ao conflito", revelou.

"Há algumas semanas participei de um vídeo em que eu dizia ser contra o terrorismo. Quero esclarecer que sou contra o terrorismo de onde quer que ele venha e acho que Israel e os judeus pelo mundo deviam estar a frente na busca por soluções pacíficas, disposto mais a ceder e a dialogar do que a ditar soluções e marcar terreno (afinal hoje o judeu ocupa altíssimos escalões em todas as esferas do mundo ocidental)", esclareceu.
 
O artista também disse sonhar com a paz. "O presidente Benjamin Netanyahu NÃO ME REPRESENTA e nem a nenhum outro judeu que quer a paz. Sonho com o dia em que o judeu defenda a paz acima da necessidade de um território, que entenda que 'Israel' está onde quer que estivermos e que a força deste povo vem de dentro das convicções hospitaleiras que aprendemos com a Torá", afirmou. 

O artista ainda continuou a declaração nos comentários, e reforçou sua resistência com segregações. "Sonho com um mundo sem antissemitismo, sem racismo ou outras formas de segregação. Entendo o medo judaico do outro que o segrega (da minha parte, perdi uma família inteira para os campos de concentração nazista) mas sempre entendi a religião como espaço de paz e espiritualidade, de aprendizado, de encontro e diálogo. Digo não para as guerras e toda forma de segregação. Digo não aos homens com H maiúsculo que pensam que vão resolver sangue com mais sangue", concluiu Mateus. 

. Fonte:

https://odia.ig.com.br/diversao/celebridades/2023/10/6732231-ator-mateus-solano-se-pronuncia-sobre-guerra-entre-israel-e-hamas.html

Nenhum comentário: