27 de março de 2024

A VIDA IMITA A ARTE: SKINHEAD DO FILME "AMERICAN HISTORY X" TORNA-SE JUDEU APÓS DESCOBERTA DE DNA


Frank Meeink (dir.) inspirou o personagem skinhead do ator Edward Norton (esq.) no filme “American History X"

O neonazista na vida real que inspirou o personagem skinhead de Edward Norton em “American History X” revelou que agora é um judeu praticante depois de mudar sua vida e descobrir sua herança judaica por meio de testes de DNA. Frank Meeink, 48 anos, tornou-se líder de um grupo violento de ultradireita no início da década de 1990, torturando inimigos que atrapalhavam sua tentativa de fomentar uma guerra racial.


Em “American History X”, de 1998, o personagem Derek Vinyard de Norton foi baseado, em parte, no caminho de Meeink para a redenção quando ele começou a abandonar suas opiniões racistas depois de iniciar amizades com presidiários negros na prisão


Intensamente anti-semita e ostentando uma suástica flamejante tatuada no pescoço, ele criticou o que chamou de “governo de ocupação sionista” e acreditava que os judeus eram “a raiz de todo o mal”. Em “American History X”, de 1998, o personagem Derek Vinyard de Norton foi baseado, em parte, no caminho de Meeink para a redenção quando ele começou a abandonar suas opiniões racistas depois de iniciar amizades com presidiários negros na prisão.

Entretanto, Meeink revelou ao jornal The Post uma reviravolta surpreendente: ele é judeu. Muito depois de abandonar o neonazismo e tentar reparar o seu passado, ele fez um teste 23andMe e descobriu que tem ascendência judaica e agora abraçou a sua herança genética. Ele foi levado a fazer o teste por um comentário casual de um amigo de que ele “parecia judeu”.

“Eu só queria ver se era verdade, queria ver se era real”, disse Meeink. “Descobri através de um lindo presente de Deus que era judeu através do DNA”.

O teste mostrou que sua composição ancestral é de 2,4% de judeus Ashkenazi. A pequena proporção desmentia a sua importância: a bisavó materna de sua mãe, Elizabeth Zellman Rementer, era judia, o que significa que, de acordo com a tradição da descendência matrilinear, ele também o é. Embora nem todos os estudiosos judeus aceitem essa definição, muitos o fazem, e Meeink abraçou com entusiasmo o judaísmo.



O teste de DNA revelou que Frank Meeink possui a composição ancestral de 2,4% de judeus Ashkenazi (oriundos da Europa Oriental)

Ele reza três vezes ao dia usando o talit e tefilin dos judeus praticantes, frequenta a sinagoga, vai a três aulas de estudo da Torá por semana e se mantém kosher.

Meeink cresceu em um enclave católico irlandês no sudoeste da Filadélfia com sua mãe e seu padrasto abusivo, cercado por famílias negras. Escapando da sua vida familiar fragmentada na quinta dos seus tios perto de Lancaster, PA, no verão de 1988, o jovem de 13 anos foi recebido pelo seu primo neonazi que tinha um mural de Hitler no seu quarto.

Meeink temia drogas e pessoas negras, e o grupo skinhead de seu primo “justificou todos os meus medos”, disse ele.

Depois de voltar para casa, ele viajou pelos EUA, encontrando neonazistas proeminentes, incluindo David Duke.

“Agarrei-me a esta informação que me estava a ser transmitida”, disse ele. “Eu queria tornar esse movimento maior”.

Aos 15 anos, ele já havia ingressado e sido expulso da Ku Klux Klan antes de decidir formar seu próprio grupo com seu primo, chamado Strikeforce. Meeink usou a Bíblia para pregar o ódio, “tal como o Hamas faz com o Alcorão” e começou o seu próprio programa de televisão por cabo de acesso público em Springfield, Illinois, chamado “O Reich”, cheio de “esquetes e piadas” racistas.

O Strikeforce desprezava particularmente os antifascistas Skinheads Against Racial Prejudice (Sharp). Meeink, que tinha “Sharp Killer” tatuado no lábio inferior, convidou um membro do grupo para uma festa na véspera de Natal de 1992, depois o manteve em cativeiro e o torturou.

“Então nós o sequestramos, usamos armas de fogo, tínhamos armas e outras coisas. Fizemos com que ele ficasse no apartamento e o torturamos por horas sem remorso, sem empatia, sem nada”, lembrou.

Aos 17 anos, Meeink foi condenado a três anos por sequestro agravado. Sob custódia do Departamento de Correções de Illinois, ele rapidamente se tornou parte de um grupo de “meninos rurais e motociclistas” arianos. Mas, inesperadamente, ele se uniu a dois presidiários negros, apelidados de Jello e G, durante jogos de futebol e cartas no pátio da prisão, e começou uma lenta jornada para sair do neonazismo, o que ajudou a inspirar o personagem de Norton.

Ele saiu da prisão em pouco mais de um ano e ainda foi a comícios neonazistas onde zombou do racismo deles contra os negros, mas não do seu anti-semitismo.

“Eu os ouviria dizer que todos os negros são assim”, disse ele, pensando: “Isso não é verdade”. Mas o seu anti-semitismo significava: “Ainda vou pregar contra os judeus”.

Em 1994, desempregado e bêbado com apenas 19 anos, o comerciante, Keith Brookstein, lhe ofereceu trabalho em uma loja de antiguidades em Cherry Hill, Nova Jersey, embora Brookstein fosse judeu.

“'Você contou a ele sobre mim, a suástica?'”, Meeink disse que perguntou hesitantemente ao amigo quem conseguiu o emprego para ele.

“Keith não dá a mínima para o que você acredita, apenas não quebre a mobília dele”, respondeu o amigo.



Aos 15 anos, Frank Meeink já havia ingressado e sido expulso da Ku Klux Klan antes de decidir formar seu próprio grupo com seu primo, chamado Strikeforce

Ele credita sua fé por tê-lo ajudado após o período mais sombrio de sua vida. Em 2019, Meeink se recuperou em Los Angeles, Califórnia, por abuso de álcool e drogas após a perda de seu filho Josh, de 19 anos, a morte de sua mãe Thomasine devido a uma overdose de fentanil e o colapso de seu casamento, tudo no espaço de cinco anos. Lá, ele conheceu seu patrocinador, um judeu que ele apelidou de “rabino da recuperação”, que o ajudou a encontrar sua fé e sobriedade. “Deu muito trabalho”, lembra Meeink.

“Na recuperação, diz: ‘Encontrei o Deus da sua compreensão’. E foi aí que eu pensei, ‘Vou realmente verificar isso'.

“O que adorei no Judaísmo é que ele diz: ‘Ame o Senhor, seu Deus’. E que você não precisa impor seu Deus a mais ninguém. Quero tentar construir esse relacionamento com Deus”.

Meeink disse que sua fé lhe concedeu humildade e humildade que lhe permitiu defender os outros. Ele acrescentou: “Na minha caminhada matinal de oração, continuo dizendo a palavra fique. S-T-A-Y: pare de pensar em si mesmo”. (iniciais de 'Stop Thinking About Yourself', em inglês).

Ele também continua a telefonar para seu “rabino de recuperação” todas as manhãs às 8:00 am. “Eu só faço essas coisas, não apenas para parecer parte dos judeus”, explicou ele.

“Eu faço isso porque mantém Deus na vanguarda da minha mente. O mundo é dele, não o meu”.

Em 2020, ele testemunhou perante o Congresso sobre as tentativas dos neonazistas de se infiltrarem nas forças policiais. Ele agora espera transformar a história completa de sua vida em um filme que seria uma sequência de “História Americana X” e está em negociações com o diretor Sam French, indicado ao Oscar pelo curta “Buzkashi Boys”. " em 2013. A obra terá uma mensagem simples em sua essência: “O amor é mais poderoso que o ódio”.

. Fonte:

Jornal The Post

Nenhum comentário: