3 de dezembro de 2017

HAVDALÁ (הַבְדָּלָה): (TRANSIÇÃO DO SAGRADO PARA O PROFANO E VICE-VERSA): POR QUE ASPIRAMOS ESPECIARIAS NO SHABAT?


Devemos cheirar temperos fragrantes (benjamim) todo motsaei Shabat, a noite após o Shabat 


Os sábios instituíram que devemos cheirar temperos fragrantes (benjamim) todo motsaei Shabat, a noite após o Shabat (a menos que domingo seja um feriado judaico) a fim de confortar a alma, que está entristecida pela partida da “alma extra” que recebeu no Shabat.





Com a conclusão do Shabat, essa alma extra parte, e a alma que permanece pranteia a sua partida


. O que é exatamente essa “alma extra”?

Num nível básico, isso se refere ao fato de que no Shabat uma pessoa está mais propensa ao relaxamento, alegria, e a celebrar o dia sagrado com comida e bebida extras. Segundo o Zohar, porém, essa “alma extra” não é simplesmente um estado de espírito ou uma maior disposição ao relaxamento, mas de fato toda pessoa literalmente recebe uma alma extra no Shabat. Com a conclusão do Shabat, essa alma extra parte, e a alma que permanece pranteia a sua partida.
O Talmud nos diz que a perda da alma extra é mencionada no versículo “… no sétimo dia Ele descansou e foi refrescado.”4 A palavra “refrescado” pode ser lida como duas palavras, com o significado “Depois que alguém descansou (i.e., na conclusão do Shabat), que pena, a alma [adicional] se vai!”


Por que, de todas as coisas, a fragrância é usada para diminuir o sofrimento da alma?


. Aroma e o Fruto Proibido:

Por que, de todas as coisas, a fragrância é usada para diminuir o sofrimento da alma? Uma razão para isso é que quando Adão e Eva pecaram com a Árvore do Conhecimento, usaram todos os seus sentidos exceto o olfato, para pecar. O versículo diz: “E a mulher viu… e ela pegou… e ele comeu… eles ouviram…” Em lugar algum diz que o sentido do olfato foi usado. Portanto, cheirar é o mais refinado de todos os cinco sentidos e é um dos mais apreciados pela alma.

. Livrando-se do Cheiro do Inferno:

Embora a perda da alma extra seja a razão principal dada para cheirar a fragrância ao término do Shabat, há também outros motivos. No início do Shabat, os fogos do Inferno são extintos e as almas que estão lá têm um pouco de descanso. Na conclusão do Shabat, os fogos são reacesos, e a alma pode às vezes sentir fraqueza ou depressão vindo sobre ela à medida que sente um mau odor emanando do Inferno. Portanto cheiramos o bessamim, especiarias, para dar força à alma. Alguns explicam que esta razão realmente vem junto com a perda da alma extra, pois o motivo pelo qual a alma é mais suscetível à depressão é porque já está sofrendo uma perda.


Muitos de nós sentem-se diferentes após o término do Shabat, um sentimento nostálgico parece tomar conta, mas é difícil descrevê-lo


. Terceiro dia da criação do homem:

Domingo é o terceiro dia após a criação do homem (pois o homem foi criado na sexta-feira). Assim como o terceiro dia após uma circuncisão é considerado como sendo o mais doloroso e perigoso para a pessoa, assim também o domingo é considerado um tempo de fraqueza para a alma. Para fortalecê-la, aspiramos o bessamim fcom sua fragância.
Muitos de nós sentem-se diferentes após o término do Shabat, um sentimento nostálgico parece tomar conta, mas é difícil descrevê-lo. Embora possamos não saber ou sentir o verdadeiro motivo para essa mudança, nossas almas sabem.

Fonte:

http://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3390499/jewish/Havdal-Por-que-aspiramos-especiarias.htm

Nenhum comentário: