26 de outubro de 2019

CABALÁ (קַבָּלָה): MENTIR PARA SI MESMO


Muitas vezes, mentimos para nós mesmos e acabamos nos convencendo de nossa própria mentira

Há muitos anos atrás um homem chamado David era funcionário de um milionário que morava numa enorme mansão. David não era lá muito inteligente e tinha uma queda forte pela bebida. Um dia o patrão viajou e os outros funcionários se uniram para pregar uma peça em David. Primeiro fizeram com que bebesse uma garrafa inteira de vodka. Quando caiu no sono, colocaram David para dormir na cama do patrão.



Em que área de sua vida você está se enganando?

Ao acordar de manhã, David não entendeu nada. O que estava fazendo ali naquela cama confortável, com lençóis caros e vários travesseiros? Seu espanto aumentou quando os funcionários perguntaram o que ele queria de café da manhã.

"Como assim?" ele questionou. "Não estão vendo que sou eu, o David?" Continuando a brincadeira, os funcionários o trataram como o dono da casa. Disseram que costumavam sempre trazer café na cama para ele, e insistiram em querer saber o que desejava. David achou a situação bastante cômoda e pediu seu café na cama. Os funcionários trouxeram, e foi assim o dia inteiro. Tudo o que David queria era atendido. David começou a se convencer de que era de fato o dono da casa.

Os dias foram se passando. Um dia David entrou numa área exclusiva onde somente o dono da casa podia entrar: era uma biblioteca enorme. Havia um pequeno problema: David era analfabeto. Agora estava provado que a casa não era dele. Afinal, como um analfabeto podia ter uma biblioteca? David estava a ponto de dizer a todos para pararem com a brincadeira porque ele tinha descoberto tudo. Mas a situação era tão confortável que ele teve uma ideia: "já sei, todo mundo no mundo todo é analfabeto e todos somente fingem saber ler. Eu também finjo, e está tudo certo. Sou mesmo o dono da casa".

David continuou enganando a si mesmo até que o dono da casa voltou de viagem e não ficou nada satisfeito ao encontrá-lo dormindo na sua cama.

Esta história é sobre cada um de nós. Muitas vezes mentimos para nós mesmos e acabamos nos convencendo de nossa própria mentira. Em que área de sua vida você está se enganando?

. Fonte:

Por: Shmuel Lemle em 03/11/15 


Nenhum comentário: