23 de outubro de 2019

CEMITÉRIO (בית קברות) ISRAELITA DE VILA ROSALI (RJ)


Na década de 1960, o cemitério ganhou um anexo, em terreno situado bem próximo ao cemitério antigo

O Cemitério Israelita de Vila Rosali é uma das principais necrópoles destinadas ao sepultamento de membros da comunidade judaica do Rio de Janeiro. Foi fundado em outubro de 1920, quando a Chevra Kadisha, entidade que cuida dos funerais judaicos, adquiriu um terreno junto à linha férrea, no atual município de São Joao de Meriti.



Ambos os espaços, chamados respectivamente de cemitérios (בית קברות) "Velho" e "Novo", se encontram superlotados, sendo raros os sepultamentos nos dias atuais

Na década de 1960, o cemitério ganhou um anexo, em terreno situado bem próximo ao cemitério antigo. Ambos os espaços, chamados respectivamente de "Velho" e "Novo", se encontram superlotados, sendo raros os sepultamentos nos dias atuais.

No "Cemitério Velho" se encontra o mais antigo Memorial do Holocausto das Américas. Em uma urna, em seu interior, se encontram barras de sabão resgatadas de campos de extermínio, supostamente confeccionadas com a gordura corporal de prisioneiros.

. Sepultados famosos:

Adolpho Bloch - empresário

Aleksander Henryk Laks - escritor

Dina Sfat - atriz

O Cemitério (בית קברות) de Vila Rosali Velho foi o primeiro cemitério judaico fundado no Rio de Janeiro no começo do século passado. Posteriormente os outros dois cemitérios administrados pela Chevra Kadisha (Associação Sagrada) do Rio de Janeiro foram inaugurados para atender à demanda por novos espaços para sepultamento.

. Fonte:

http://www.chevrakadisha.com.br/cemiterios/cemiterio-vila-rosali-velho/

Nenhum comentário: