17 de outubro de 2021

JUDAÍSMO: CURIOSIDADES


Sir Moses Montefiore (1784-1885) fundou uma bolsa de valores em Londres e serviu como xerife da cidade. Foi nesta época que ele recebeu o título de "Sir" pela monarquia inglesa. Posteriormente, Montefiore se aposentou e passou a se dedicar a ajudar judeus oprimidos pelo mundo afora.

O judaísmo revela que a Presença de D’us se revelava no Templo Sagrado de Jerusalém. Mesmo após a destruição do Segundo Templo, a plataforma onde se erguia o Templo continua sendo sagrada, pois o espírito de D’us nunca partiu de lá.

Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.

Dia 3 do mês hebraico de Cheshvan, é a data de falecimento do mestre chassídico, Rabi Israel de Ruzhin (1797-1850). O Rebe de Ruzhin foi o bisneto do Rabi Dov Ber de Mezeritch, o Grande Maguid, que sucedeu o Baal Shem Tov na liderança do Movimento Chassídico.

Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.

Em Tel Aviv, é proibido dirigir um carro na data de Yom Kipur – o dia mais sagrado do calendário judaico. Esta proibição não é apenas religiosa, mas civil também.

Os primeiros judeus na América do Norte eram sefaradim. No ano de 1700, havia apenas 300 judeus nos Estados Unidos. A partir do século 18, judeus alemães passaram a imigrar para os Estados Unidos e, apesar de serem ashkenazim, eles se afiliaram às sinagogas sefaraditas.

Inicialmente, o centro da comunidade judaica na Europa era a Alemanha, cujo nome na língua hebraica é “Ashkenaz”. Portanto, mesmo após os judeus terem sido espalhados pela Europa Oriental, eles continuaram a serem chamados de Ashkenazim.
Shemini Atseret marca o início da temporada de chuvas em Israel. A reza por chuva – Tefilat Hageshem – é uma das principais rezas dessa festa judaica. Em Israel, Shemini Atseret e Simchat Torá são o mesmo feriado religioso. Fora de Israel, são duas datas distintas - dois dias de Yom Tov.

A Sucá é uma cabana onde os judeus habitam durante a festa de Sucot. Pode-se construir as paredes da Sucá com qualquer tipo de material? Sim – contanto que as paredes sejam fortes o suficiente para resistir às ventanias.

A Sucá é uma cabana onde os judeus habitam durante a festa de Sucot. Para que uma Sucá seja válida, ela precisa ter no mínimo três paredes. Algumas comunidades judaicas têm o costume de construir as Sucot com quatro paredes.

Sucot, chamada de Zman Simchatenu (a Época de nossa Alegria), é também denominada de Chag Ha’Asif – a Festa da Colheita, pois, em Israel, esta é a época da colheita anual. Em Sucot, o povo judeu agradece a D’us pela abundância e pelo sustento.

“Al Chet”, traduzido como “pelos pecados”, é uma das mais importantes rezas de Yom Kipur. Mas na língua hebraica, “chet” não significa “pecado”; significa “errar o alvo”. Em outras palavras, não nos consideramos pecadores, mas sim, pessoas que precisam acertar o alvo em nossas vidas.

Não é permitido se banhar em Yom Kipur. Não podemos nem mesmo imergir no mikvê, no banho ritual que ajuda a limpar a alma. A imersão no mikvê para homens é recomendada na tarde que antecede Yom Kipur.

Ouvir o shofar é o principal mandamento da festa de Rosh Hashaná. O shofar tem um formato curvado. De acordo com nossos Sábios, o formato do shofar simboliza um penitente que se curva perante D’us.

Rosh Hashaná ocorre nos primeiros dois dias do mês de Tishrê. Na astrologia (que advém da Cabalá), o zodíaco deste mês é libra. Faz sentido, pois Tishrê é o mês no qual nossos atos são julgados pelos Céus e nosso destino, para o ano que se iniciou, é determinado.

. Fonte:

http://www.morasha.com.br/2/curiosidades.html

Nenhum comentário: