17 de outubro de 2021

VÁ! PARA DENTRO DE VOCÊ


Lech (vá) Lechá (para  dentro de você) e lá você encontrará forças para superar (sair): Meartsechá (da tua terra - suas  tendências naturais)

No final da Parashá Noach foi relatado o nascimento de Avraham e seu casamento. Aqui aprendemos que D’us mandou Avraham, aos 75 anos de idade a abandonar sua terra.

Na Parashá Lech Lecha dessa semana consta a história de Avraham Avinu. Ele provou a fé em D’us através de dez testes, entre eles alguns que ocorreram muito antes de seus 75 anos. Quem não conhece a história de Avraham quebrando os ídolos de seu pai e colocando a “arma do crime” nas mãos do maior ídolo para depois dizer ao seu pai: “foi ele!” E a sua  resposta: “Impossível!” só incitou o jovem Avraham a concluir: “e então por  que rezam para ele?...”

A Torá não menciona explicitamente este episódio e sim nos ensina  que a grandeza de nosso patriarca, Avraham, não está no fato de ser  inteligente, precoce, perspicaz ou corajoso e sim de ser obediente. A Torá menciona a história de Avraham a partir do ponto em que D’us lhe diz: “Vai!” E ele  foi, mesmo sem saber por que e para onde.

É muito  importante ter iniciativa própria para realizar coisas positivas, só que é  mais importante saber obedecer a D’us e fazer exatamente o que Ele quer – pode até parecer menos original, mas Avraham, o primeiro judeu da história, nos ensina que este é o caminho certo, o nosso caminho.

O Rebe nos ensina algo mais profundo no sentido de Lech lechá:

Lech (vá) Lechá (para  dentro de você) e lá você encontrará forças para superar (sair): Meartsechá (da tua terra - suas  tendências naturais), Mimoladtechá (do lugar onde  nasceste – dos hábitos adquiridos no teu meio ambiente) Umibeit Avicha (da casa do teu pai – da educação que recebestes em casa).

D’us lhe disse: a  natureza, o ambiente (hábitos) e a educação, quando são negativos, devem ser  superados para elevar-se e atingir o objetivo: El haarets asher arêca (chegar a  Terra – o objetivo que D’us lhe mostrará). Para obedecer a D’us e seguí-Lo é  preciso ter auto-sacrifício de poder superar muitos preconceitos e pressões (internas e externas).

Essa é a vida de todo judeu (afinal, nunca foi fácil ser  judeu...) – é a capacidade de  ligar-se a D’us acima de tudo e é só assim que nosso povo sobrevive. Assim, o fim do trecho há de se cumprir em breve: chegaremos a terra que  D’us nos mostrará – o Terceiro Templo Sagrado em Yerushalaim, através da vinda de Mashiach – já!

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3817729/jewish/V-Para-Dentro-de-Voc.htm

Nenhum comentário: