17 de outubro de 2021

O NOME GRAVADO: POR MENAJEM FELDMAN


O primeiro a entender o poder de uma marca foi D'us

Ele entendeu que um nome capta a essência de quem você é, aquilo que seus clientes esperam de você, e aquilo que você espera atingir. Com um bom nome, você pode, no decorrer do tempo, causar um profundo impacto no pensamento das pessoas.

Portanto D'us decide mudar o nome de Avraham, o fundador do monoteísmo (cujo nome, àquela altura, era Avram). A mudança irá elevar a marca e fazer a mensagem ser entendida, criando um movimento que mudará o curso da história.

Portanto D'us acrescenta a letra hebraica hey ao nome. A mudança parece pequena, mas como qualquer especialista em marketing poderá lhe dizer, uma pequena mudança numa marca com frequência simboliza uma grande mudança na direção.

. O versículo declara:

Ele deve mudar seu nome, modificar sua missão e ampliar sua visão
E seu nome não será mais Avram, mas será Avraham, pois Eu fiz de você o pai de uma multidão de nações. (a letra hebraica hey significa a palavra “hamon”, “multidão”.)

Rashi o comentarista da Torá, explica:
A letra reish que estava em [seu nome] originalmente, denotava que ele era o pai apenas de Aram, que era seu local nativo, ao passo que agora [com a letra hey acrescentada, ele se torna] o pai do mundo inteiro.

Com o nome novo e melhorado, D'us diz a Avraham que ele não pode ficar satisfeito apenas em liderar e inspirar seu círculo mais próximo, que não pode limitar sua meta de criar um porto de moralidade divina; em vez disso, ele está encarregado de ser um pai para uma infinidade de nações. Ele deve mudar seu nome, modificar sua declaração de missão, e ampliar dramaticamente sua visão. Ele deve entender que sua audiência não é formada por algumas poucas pessoas; sua audiência é toda nação sobre esta terra.

Avraham deve ensinar seus filhos que todo aquele que deseja carregar a tocha, perpetuar seu legado, terá de seguir a mensagem incluída na letra hey. Ele ou ela terá de lembrar constantemente que a meta é preencher toda a terra com o conhecimento de D'us.

Há, no entanto, algum perigo em adotar uma meta tão ampla. Pois com frequência, aqueles que tentam impactar o mundo, aqueles que têm a paixão e ambição de causar um impacto significativo sobre a vida de milhões de pessoas, se esquecem daqueles que lhe são mais próximos. Eles às vezes deixam de enxergar o “pequeno” problema de sua filha com cinco anos de idade. Às vezes estão ocupados demais para se lembrar da pessoa faminta em sua própria vizinhança. D'us deseja impedir Avraham e seus filhos de cometer este erro. Portanto quando Ele acrescenta a letra hey ao nome, instruindo-o assim a dirigir a mensagem a toda a humanidade, Ele toma cuidado em deixar a letra reish no lugar.

A passagem de Rashi continua: “Apesar disso, o reish que estava ali originalmente não foi mudado de lugar.”

Os especialistas em marketing certamente iriam protestar e argumentar: “Se o reish representa que Avraham era um pai somente para sua terra nativa (reish representa Aram, onde Avraham nasceu), e o hey representa que ele é um pai para o mundo inteiro (‘multidão de nações’), por que não podemos tirar o reish? A terra nativa de Avraham não está incluída na ‘multidão de nações’?”

Porém o reish não deve ser mudado de lugar. No passado, antes de sua missão ser expandida para incluir todos os povos da terra, Avraham entendia que ele deve tirar tudo e arriscar sua vida para salvar o sobrinho Lot. Assim também, após a ampliação de suas metas, ele ainda deve ser devotado àqueles mais próximos dele.

Talvez seja por isso que a Torá enfatiza que Avraham em última análise impacta toda sua família. Mesmo depois que é forçado pela sua mulher Sarah e por D'us a expulsar Hagar, ele não se esquece dela. Por fim ele consegue trazê-la de volta à sua família, casa novamente com ela, e a leva de volta à crença em um único D'us.

Portanto sim, carregue a tocha de Avraham, saia, e cause um profundo impacto sobre o mundo ao seu redor. Mas nunca se esqueça daqueles que mais precisam de você.

. Fonte:

Rabi Menachem Feldman atua como diretor do Departamento Lifelong Learning no Centro Chabad Lubavitch em Greenwich, Connecticut.

Sefira Ross é uma desenhista e ilustradora freelance cujas criações originais são publicadas nas páginas de Chabad.org. Ela reside em Seattle, Washington, e seus dias são investidos em seu talentoso trabalho e no papel de mãe. 

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3489774/jewish/O-Nome-Gravado.htm#utm_medium=email&utm_source=1616_revista_pt&utm_campaign=pt&utm_content=content

Nenhum comentário: