23 de março de 2025

CORPO DO APRESENTADOR DANIEL SABBÁ É SEPULTADO NO CEMITÉRIO COMUNAL ISRAELITA, NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO (RJ)



O apresentador e surfista carioca lutava contra um câncer e enfrentava sequelas de um tombo de motocicleta

Rio de Janeiro (RJ) - O apresentador e surfista Daniel Dutra Sabbá, de 70 anos, foi enterrado, no domingo (23), no Cemitério Comunal Israelita do Rio, no Caju, na Zona Portuária. Parentes e amigos participaram da despedida a Sabbá, que enfrentava complicações de um câncer no nariz e tinha sequelas por causa de um acidente de moto, em 2021. O apresentador morreu na última sexta-feira (21).

16 de março de 2025

HOLOCAUSTO: OS 80 ANOS DA LIBERTAÇÃO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ


 Os nazistas deportaram cerca de 1,3 milhão de pessoas para Auschwitz; 1,1 milhão foram assassinados. Entre eles, 90% eram judeus


Era a tarde do dia 27 de janeiro de 1945 quando tropas soviéticas entraram em Auschwitz. Encontraram cerca de sete mil prisioneiros, 500 deles crianças, doentes e extremamente enfraquecidos. Os nazistas deportaram cerca de 1,3 milhão de pessoas para Auschwitz; 1,1 milhão foram assassinados. Entre eles, 90% eram judeus. O famigerado campo tornou-se símbolo da “Solução Final” perpetrada pela Alemanha Nazista contra o Povo Judeu.

O ANTISSEMITISMO SOB A MÁSCARA DO NACIONALISMO NO BRASIL


Palácio do Catete, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), onde Getúlio Vargas governou o Brasil e cometeu suicídio


Inúmeros são os estudos comprovando que o ideário racista e xenófobo, propagado pela Alemanha nazista, influenciou intelectuais, cientistas e diplomatas brasileiros, como ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas (1933-1945), período em que o antissemitismo foi endossado como política secreta de Estado.

DIÁSPORA JUDAICA: JUDEUS DO IRÃ DESDE A ANTIGUIDADE AO SÉCULO 19


Reunião da Federação Zionista no Irã em 1920

Os primeiros judeus chegaram, no início do século 8 a.E.C. (antes da Era Comum) ao planalto iraniano, região já habitada por tribos indo-europeias arianas (medos, ao norte; persas, ao sul, e partos a leste). Foram levados para “cidades da Média”1 (II Reis 17:6) pelos exércitos dos assírios, que, após derrotarem o Reino de Israel, espalharam a população das Dez Tribos pelos quatro cantos de seus domínios.

11 de março de 2025

DESCOBERTA NA TURQUIA REFORÇA A NARRATIVA BÍBLICA DA ARCA DE NOÉ


Estrutura geológica de 163 metros poderia ser o "fóssil" da embarcação citada na Bíblia

Uma descoberta na Turquia reforçou o mito bíblico da Arca de Noé. Pesquisadores descobriram que um monte em forma de barco; que os fiéis há muito acreditavam ser a Arca de Noé, provavelmente ficou submerso durante uma enchente devastadora há cerca de 5.000 anos, informou o jornal The Jerusalem Post.

9 de março de 2025

ANTISSEMITISMO: ISRAEL, AMALEK E O ATENTADO TERRORISTA DE 7 DE OUTUBRO DE 2023


Embora os Filhos de Israel tenham enfrentado muitas batalhas em sua jornada para a Terra Prometida, o confronto com Amalek é distinto por duas razões

Ao contrário do que muitos acreditam, a guerra que atualmente se desenrola em Israel – que eclodiu em 7 de outubro, em resposta à maior matança de judeus desde o Holocausto – não é um conflito territorial, como o que a Rússia atualmente trava contra a Ucrânia. Entre os mortos, gravemente feridos e sequestrados estão pessoas de várias nacionalidades, incluindo brasileiros, e nem todos eram judeus, como muitos pensam.

MISSÃO CONTRA O GRUPO TERRORISTA HAMAS AINDA NÃO TERMINOU, DIZ NOVO COMANDANTE MILITAR DE ISRAEL



Eyal Zamir assumiu o cargo nesta quarta-feira (5)

A missão do Exército israelense para derrotar o Hamas em Gaza "ainda não terminou", afirmou nesta quarta-feira (5) o novo comandante do Estado-Maior, tenente-general Eyal Zamir, ao assumir o cargo e no momento em que a segunda fase da trégua permanece em dúvida.

HOMEM MATA 1 PESSOA E FERE OUTRAS 4 EM ATAQUE COM FACA EM ISRAEL



Agressor foi morto pela polícia no terminal de ônibus e trens da cidade de Haifa

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas nesta segunda-feira em um ataque com arma branca na cidade israelense de Haifa, informaram os serviços de emergência. A polícia indicou que o autor desse "atentado terrorista" foi morto pelas forças de segurança.

ELENCO DO FILME BRASILEIRO "VIVA A VIDA" RELATA COMO FOI GRAVAR EM ISRAEL


Comédia romântica mostra lindas paisagens com sequências no deserto e no Mar Morto e locações históricas como o Muro das Lamentações

Rio de Janeiro (RJ) - Lançado recentemente nos cinemas, o filme "Viver a Vida" mostra a viagem da jovem Jéssica (Thati Lopes) com seu primo distante Gabriel (Rodrigo Simas) em busca da tia dela, Hava (Regina Braga), que abandonou a família para viver grandes aventuras com seu grande amor, Ben (Jonas Bloch). Rodado em Israel, o longa-metragem garantiu momentos divertidos e inesquecíveis para o elenco.

SOBREVIVENTE MAIS VELHA DO HOLOCAUSTO MORRE AOS 113 ANOS NOS EUA




Rose Girone era uma defensora do compartilhamento de histórias daqueles que conseguiram sair vivos dos campos de concentração nazistas

Rose Girone, considerada a mais velha sobrevivente do Holocausto e uma forte defensora do compartilhamento de histórias de sobreviventes, morreu aos 113 anos na última segunda-feira, 24, em Nova York (EUA), de acordo com a Claims Conference, uma conferência sediada em Nova York sobre reivindicações materiais judaicas contra a Alemanha.

11 de fevereiro de 2025

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CONFLITO HISTÓRICO ENTRE ISRAEL E O GRUPO TERRORISTA HAMAS


Alguns dos muitos israelenses sequestrados por membros do grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro de 2024, muitos deles já falecidos durante o cativeiro 

O dia 7 de outubro foi um dia de luto para Israel e para todo o Povo Judeu. O massacre de civis não provocou, como era de se esperar, um sentimento de solidariedade em relação a Israel, mas sim uma enxurrada de acusações. Tem-se notado uma tendência preocupante na qual eventos históricos e fatos importantes. 

RADICADA NO BRASIL, FILHA DE SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO DIZ QUE O NAZISMO FOI "NATURALIZADO"


A ativista boliviana Clara Levin Ant, radicada no Brasil, percebe as manifestações neonazistas como tentativas de apagar na humanidade as ações contra o nazismo

Libertação do campo de extermínio de Auschwitz completa 80 anos em 2025. No 80º aniversário da liberação de prisioneiros do campo de extermínio de Auschwitz, Clara Levin Ant, filha de judeus poloneses sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, entende que o nazismo continua a existir com alguma força e cita o crescimento de núcleos neonazistas pelo mundo e até no Brasil. Clara adverte que o nazismo, o neonazismo, o uso de símbolos e gestos nazistas e o antissemitismo são crimes no Brasil e devem ser punidos.