10 de maio de 2020

JUDAÍSMO: FÉ & CIÊNCIA - CRENÇAS CONSTRUTIVAS



Pergunta:

A fé faz realmente alguma diferença? E é possível ter fé, mesmo no Século 21 após tudo que aprendemos com a ciência?


Resposta:

A resposta a ambas as perguntas é: sim. A fé judaica não é irracional ou ingênua nem pré-científica. Fé é aquilo que chamo de crença construtiva, e quero explicar isso.

Certa vez tive uma conversa sobre televisão com um ateu famoso, e ele leu em voz alta uma carta que tinha escrito à sua filha quando ela tinha dez anos de idade. Na carta ele dizia: “Nunca aceite nada sem provas”.

Dez minutos depois, perguntei a ele: “Você é um otimista?” Ele respondeu: “Sim, claro.” Então pedi: “Mostre-me a prova.” Não há prova. Ou para dizer isso mais exatamente, os otimistas encontram provas para justificar seu otimismo, e os pessimistas encontram uma quantidade igual de provas para justificar seu pessimismo. Nenhuma prova poderia jamais decidir o que é verdadeiro, otimismo ou pessimismo, porque essas atitudes moldam a maneira pela qual sentimos o mundo e como interpretamos a evidência. Otimismo e pessimismo são crenças construtivas.

Outro exemplo: é certo ou errado passar pela vida confiando nas pessoas? Alguns fazem isso, outros não. São desconfiados, cautelosos, com medo de serem traídos. Se você confia nas pessoas, algumas delas vão tirar vantagem de você, e isso vai magoar. Mas se você passar pela vida sendo cínico e repleto de desconfiança, vai se proteger contra traição, mas jamais vai conhecer o amor ou a amizade, a profunda comunhão de almas.

Há algumas coisas que você não pode conseguir sem confiança. Então qual é a opção racional: confiança ou suspeita? Não há opção racional. Essas são crenças construtivas.

E assim ocorre com a fé. Quando toda a ciência está dentro, quando sabemos exatamente quando e como o universo surgiu, a pergunta ainda estará em aberto. A vida tem um significado, um propósito mais elevado, ou é apenas, nas palavras de Shakespeare: “uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada”.

O universo nasceu por nenhuma razão e sem nenhuma razão um dia vai morrer? Todas as nossas preces são em vão? Não há nada além do universo físico? Todas as nossas esperanças são ilusões e nossas aspirações são nada mais que sonhos de auto-ilusão?

A fé e a falta de fé são crenças construtivas. Mas aquilo que escolhemos faz toda a diferença. Você pode viver sem otimismo e confiança, da maneira que pode viver sem música ou senso de humor. Mas é uma vida limitada. E da mesma maneira, você pode viver sem fé. Mas vai sentir falta de tudo que vem da crença de que a vida tem um significado, que D'us criou o universo com amor e perdão e nos pede para amar e perdoar os outros. Amor e perdão são lindamente expressos nessa prece simples: 

Chamol al maasecha. Tenha misericórdia daqueles que Tu fizestes.”

. Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4172176/jewish/Crenas-Construtivas.htm

Nenhum comentário: