10 de maio de 2020

ONDE ESTÁ A CENTELHA? QUANDO VOCÊ PERDEU A SUA MOTIVAÇÃO... POR MICHOEL GOURARIE

. Pergunta:

Existe algum sentido em cumprir uma mitsvá, como doar para caridade ou rezar, quando não estou motivado? Tenho perdido o interesse e não entendo realmente seu significado?

. Resposta:

Às vezes nosso comportamento é ditado por pressão social ou necessidade. Porém, muitas vezes optamos pelas boas ações por vontade própria. Pode haver três motivos para que façamos essa escolha:

. Entendimento: Apreciamos o significado de uma boa ação e interiorizamos plenamente sua importância. Podemos explicá-la a nós mesmos e aos outros. Essa mitsvá agora reflete um valor pelo qual estamos determinados a viver.

. Sentimento: Desenvolvemos um apego emocional para boas ações. Gostamos de ajudar as pessoas, ou obter enorme satisfação ao ensinar os outros. A paixão e o amor poderiam ser uma consequência de nosso entendimento, ou simplesmente serem instintivos. Seja qual for o caso, é a nossa emoção que nos inspira a agir.

. Perseverança & comprometimento: Isto é quando perdemos a centelha de entusiasmo. Não entendemos mais por que ficamos empolgados. Apenas lá no fundo ainda sabemos que é importante, portanto continuamos em frente e nos “forçamos” a lutar contra a apatia e agir.

Embora pareça que o último esteja longe do ideal, o oposto é verdadeiro. Quando nosso comportamento é uma consequência de entendimento intelectual ou de um forte sentimento emocional, não é totalmente altruísta. É o “Eu” que entende e o “Mim” que sente. Nosso ego ainda está ali, embora numa maneira positiva. No entanto, quando fazemos algo apesar da ausência de sentimento ou emoção, não há interesse próprio – está sendo feito porque é o certo. É motivado puramente por um compromisso com bondade e comportamento moral.

Portanto se você perdeu interesse então você acaba de receber uma impressionante oportunidade – fazer o bem simplesmente porque é bom.

Não a perca e aja agora!

. Fonte: 

Rabino Michoel Gourarie é requisitado palestrante sobre uma ampla gama de tópicos, com especial ênfase no crescimento pessoal e auto-desenvolvimento, incluindo a auto-estima, comunicação e construção de relacionamento. Ele é diretor de “Bina” e vive em Sidney, Austrália.

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3787871/jewish/Onde-Est-a-Centelha.htm

Nenhum comentário: