10 de maio de 2020

POR QUE COISAS RUINS ACONTECEM À PESSOAS BOAS?! POR ARON MOSS


. Pergunta:

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Por que este mundo é tão injusto? Por favor, não me responda "Não podemos entender os caminhos de D’us." Estou cansado de ouvir isso. Eu quero uma explicação.



. Responda:

Tem certeza de que deseja uma explicação? Você realmente quer saber por que os inocentes sofrem? Eu acho que não. Você está muito melhor com a pergunta do que com a resposta.

Você sente-se incomodado com o fato de que as pessoas sofrem imerecidamente. Como deveria se sentir. Qualquer pessoa com um pingo de sensibilidade moral fica indignada com as injustiças do nosso mundo. Avraham, o primeiro judeu, perguntou a D'us: "O Juiz do mundo todo não deve agir de maneira justa?" Moshê perguntou: "Por que você tratou mal esse povo?" E hoje ainda perguntamos: "Por que D'us, por quê?"

Mas e se nós encontrarmos a resposta? E se alguém aparecesse e nos desse uma explicação satisfatória? E se o mistério fosse finalmente resolvido? E se perguntássemos o porquê e realmente obtivéssemos uma resposta?

Se essa pergunta final fosse respondida, poderíamos fazer as pazes com o sofrimento dos inocentes. E isso é impensável. Pior do que as pessoas inocentes que sofrem é a de outras pessoas observando o sofrimento deles impassíveis. E é exatamente isso que aconteceria se entendêssemos por que os inocentes sofrem. Nós não seríamos mais incomodados pelo seu choro, não sentiríamos mais a dor deles, porque entenderíamos por que isso está acontecendo.

Imagine que você está em um hospital e ouve uma mulher gritando de dor. Do lado de fora do quarto, a família dela fica conversando, toda sorridente e feliz. Você grita com eles: "O que há de errado com vocês? Vocês não conseguem ouvir quanta dor ela está sentindo?" Eles respondem: "Esta é a enfermaria de parto. Ela está tendo um bebê. É claro que estamos felizes".

Quando você tem uma explicação, a dor não parece mais tão ruim. Podemos tolerar o sofrimento quando sabemos por que está acontecendo. E assim, se pudéssemos entender as pessoas inocentes sofrendo, se pudéssemos racionalizar a tragédia, poderíamos viver com ela. Poderíamos ouvir o choro de crianças doces sofrendo e não ficar horrorizados. Nós toleraríamos ver corações partidos e vidas despedaçadas, pois seríamos capazes de explicá-los cuidadosamente. Nossa pergunta seria respondida e poderíamos seguir em frente.

Mas enquanto a dor dos inocentes continuar sendo uma questão incômoda, nos sentiremos incomodados com a sua existência. E desde que não possamos explicar a dor, devemos aliviá-la. Se pessoas inocentes que sofrem não se encaixam em nossa visão de mundo, devemos erradicá-la. Em vez de justificar sua dor, precisamos nos livrar dela.

Portanto, continue fazendo a pergunta: por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Mas pare de procurar respostas. Comece a formular a sua resposta. Pegue sua raiva justa e transforme-a em uma força para fazer o bem. Redirecione sua frustração com a injustiça e canalize-a para combater a injustiça. Deixe sua indignação levá-lo à ação. Quando vir pessoas inocentes sofrendo, ajude-as. Combata a dor do mundo com bondade. Alivie o sofrimento sempre que puder.

Não queremos respostas, não desejamos explicações e nem o encerramento. Almejamos o fim do sofrimento e não ousamos deixar somente para D’us essa tarefa. Ele está esperando que façamos o bem. É para isso que fomos criados, e é esta a razão pela qual estamos aqui.

. Fonte: 

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4558956/jewish/Por-que-coisas-ruins-acontecem-a-pessoas-boas.htm

Nenhum comentário: