2 de fevereiro de 2021

ISRAEL RECONHECE O JUDAÍSMO DE IVANKA TRUMP?! AGORA, SIM...


Os rabinos chefes israelenses disseram que não estavam mudando o sistema para acomodar a filha de Trump. Os críticos dizem que é exatamente o que eles estavam fazendo

Ivanka Trump é judia?! Ela se converteu ao judaísmo antes de se casar com Jared Kushner, um judeu de tradição ortodoxa, em 2009. Mas em Israel, não é tão simples: Você só é judeu se as autoridades rabínicas disserem que você é judeu. Em 2016, eles questionaram as credenciais do rabino que supervisionou a conversão da Sra. Trump. Então, algumas semanas depois que seu pai, Donald Trump, venceu a eleição presidencial nos Estados Unidos, os rabinos-chefes de Israel fizeram uma proclamação: Eles estavam procurando mudar as diretrizes pelas quais as conversões judias são reconhecidas.



Para Ivanka Trump, a questão é principalmente simbólica. Ela não mora em Israel e não foi casada em Israel

De acordo com as diretrizes propostas, eles disseram em um comunicado, Ivanka Trump seria certificada como judia. Os rabinos chefes israelenses disseram que não estavam mudando o sistema para acomodar a filha de Trump. Os críticos dizem que é exatamente o que eles estavam fazendo.

“Seria definitivamente constrangedor para o Estado de Israel e para o rabinato se a família judia, como a de Ivanka Trump, visitasse Israel e as autoridades oficiais judaicas em Israel não reconhecessem seu judaísmo”, disse Elad Kaplan do ITIM, um grupo que representa judeus convertidos em Israel.

Para Ivanka Trump, a questão é principalmente simbólica. Ela não mora em Israel e não foi casada em Israel. Entretanto, toda a saga começou com outra mulher: uma estadunidense de 31 anos chamada Nicole Zeitler. Ela nasceu de um pai judeu e de uma mãe não judia. Na tradição judaica ortodoxa, sua mãe deve ser judia para ser considerada judia, então Zeitler queria se converter formalmente. Ela procurou o rabino Haskel Lookstein, um rabino ortodoxo do Upper East Side de Manhattan (NY), e confessou a ele que estava ansiosa.

“Ele disse:‘Nicole, deixe-me contar uma história. Eu converti Ivanka Trump'”, ela se lembra do rabino dizendo a ela. "'Seu pai é judeu. Você talvez saiba algo sobre alguma coisa. Ivanka começou do zero, basicamente, quando se tratava de conhecimento sobre o judaísmo. Se Ivanka pode fazer isso, você pode fazer".

Zeitler aprendeu a ler o idioma hebraico, respondeu a questionários sobre tópicos judaicos e se reunia com o rabino Lookstein duas vezes por semana. Um ano e meio depois, o rabino supervisionou sua conversão. Ela recebeu um certificado pelo correio. Ele terminou com estas palavras: “Desejamos a você um mazel tov (parabéns) por sua entrada para o povo judeu e esperamos que sua vida como judia lhe traga grande felicidade e alegria”.

"E trouxe", disse ela.

Nicole Zeitler se converteu oficialmente ao judaísmo. Entretanto, as autoridades rabínicas de Israel questionaram sua conversão. O processo foi supervisionado pelo mesmo rabino que ajudou Ivanka Trump a se converter. Zeitler mudou-se para Israel, conheceu um rapaz, ficou noiva e solicitou uma licença de casamento. Foi quando ela "bateu contra uma parede". Em Israel, se você é judeu, tem que se casar com um rabino ortodoxo, e as autoridades rabínicas ortodoxas israelenses não concederão uma licença de casamento até que certifiquem que o casal é judeu. No caso de Zeitler, eles disseram que ela não era judia porque questionaram a legitimidade do rabino que aprovou sua conversão.

O rabino Seth Farber do ITIM, o grupo que representou Zeitler no tribunal religioso, disse que seu rabino americano em Manhattan (NY) era considerado de "mente muito aberta" pelas autoridades religiosas conservadoras de Israel.

“Embora ele seja considerado um dos rabinos mais experientes da comunidade ortodoxa nos EUA, há certos poderes dentro do estabelecimento religioso israelense que adorariam ver rabinos como o rabino Lookstein ridicularizados e denegridos”, disse Farber.

A conversão de Zeitler foi rejeitada no verão passado (2016), levando a imprensa israelense e judaica a ponderar uma questão: Israel reconheceria a conversão de Ivanka Trump, supervisionada pelo mesmo rabino?

Após as eleições nos EUA, no entanto, as autoridades rabínicas de Israel anunciaram que fariam mudanças para acomodar os convertidos judeus - incluindo Ivanka Trump. Eles a mencionaram especificamente.

“Há uma parte de mim que acha um pouco duvidoso que agora que Trump é (foi) presidente, eles querem que sua conversão seja aprovada imediatamente”, disse Zeitler. “Por outro lado, estou feliz que Trump seja o presidente e que isso pode mudar as coisas no sistema. Quer dizer, não é assim que as coisas acontecem no mundo? Alguém super famoso e importante tem que aparecer e, neste caso, ser judeu, para acontecer uma grande mudança?”

Zeitler acabou conseguindo uma licença de casamento israelense, depois que concordou em se reconverter em uma espécie de cerimônia rápida. Ela agora mora com o marido em um pequeno apartamento na cidade israelense de Petah Tikva.

Nicole já se acostumou à uma vida de comida kosher e observância do sábado. E ela convidou Ivanka Trump para se juntar a ela no cozimento do tradicional pão chalá quando visitar Israel.

. Fonte:

https://www.pri.org/stories/2017-02-07/does-israel-recognize-ivanka-trumps-jewishness-it-does-now

Nenhum comentário: