2 de fevereiro de 2021

O PRIMEIRO JUDEU CHEFE DA CORTE SUPREMA DO BRASIL DIZ "BARUCH HASHEM" (ברוך השם) EM DISCURSO DE POSSE


O carioca Luiz Fux é neto de refugiados romenos que fugiram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial

Luiz Fux, o primeiro juiz judeu na mais alta Corte do Brasil, usou uma expressão hebraica que significa "bendito seja Deus" para encerrar sua cerimônia de juramento como o primeiro presidente judeu do tribunal.

“Que humildade, coragem, independência, prudência e disciplina guiem a jornada que agora inicio”, disse Fux nesta quinta-feira, no encerramento de seu discurso em Brasília. “Que Deus me proteja. Baruch Hashem”.



“Que Deus me proteja. Baruch Hashem”, disse Luiz Fux

O carioca é neto de refugiados romenos que fugiram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Sua avó é ex-presidente do Lar de Crianças Israelitas no Rio de Janeiro. Em 2014, Fux foi o palestrante principal na convenção anual da Confederação Israelita Brasileira, a organização judaica abrangente do país.

“Fux é um orgulhoso seguidor do Judaísmo. Sua serenidade, competência e honestidade serão importantes na escolha das diretrizes do tribunal e na condução das sessões ”, disse Arnon Velmovitsky, presidente da Federação Judaica do Rio, à Agência Telegráfica Judaica.

O Brasil alterna a presidência entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal a cada 2 anos.

“Este é um momento muito especial e significativo para a comunidade judaica brasileira, que compreende cerca de 0,2% da população nacional”, disse a juíza Denise Levy Tredler, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Fux foi indicado ao tribunal em 2011 pela ex-presidente Dilma Rousseff. O tribunal decide sobre questões constitucionais e outras, bem como sobre os recursos finais.
Fux é um ex-juiz do Superior Tribunal de Justiça e presidiu uma comissão que elaborou o novo Código de Processo Civil do Brasil. Ele também é escritor e professor.

. Fonte:

https://www.jpost.com/diaspora/brazils-first-jewish-supreme-court-head-says-baruch-hashem-in-speech-642321

Nenhum comentário: