24 de setembro de 2020

NA MORTE, COMO NA VIDA, A JUÍZA RUTH BADER GINSBURG CONCILIOU JUDAÍSMO E NACIONALIDADE


Na morte, como na vida, os judeus nos EUA procuraram ver como a juíza Ginsburg conciliava ser americana e judia

Enquanto a notícia da passagem da juíza Ruth Bader Ginsburg se espalhava na véspera do Rosh Hashana, o Ano Novo Judaico, uma pergunta comum ouvida nas discussões entre os judeus nos EUA era: "Quando ela será enterrada?"


A oração recitada no funeral de Ginsburg incluía o nome hebraico completo da juíza - Yita Ruchel bat Celia - que inclui o nome de sua mãe, mas não tradicionalmente, não o de seu pai

Como um estudioso de longa data da vida judaica americana, entendi que a questão por trás dessa questão era se, na morte, a família da juíza Ginsburg cumpriria com a tradição judaica de longa data que determina o enterro imediato. Ou, de acordo com a tradição americana de longa data, seu enterro seria adiado para que os enlutados prestassem seus respeitos?

Na morte, como na vida, os judeus americanos procuraram ver como a juíza Ginsburg conciliava ser americana e judia.

‘A poeira retorna à terra’

“O costume judaico insiste no enterro imediato ... uma consideração de relevância particular em climas quentes”, explica a autoridade Encyclopaedia Judaica. Para homenagear os mortos, os judeus ortodoxos realizam enterros o mais rápido possível, às vezes em apenas algumas horas depois do falecimento.

Isso nem sempre é possível, claro. Os funerais podem ser adiados quando a morte cai no sábado - um dia de descanso na fé judaica quando nenhum sepultamento é realizado - ou em um feriado judaico. Eles também podem ser adiados para acomodar as necessidades e considerações de parentes próximos que viajam de longe.

A prática de enterrar judeus rapidamente está tão arraigada, no entanto, que em 1995 o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, que estava longe de ser ortodoxo e cujo funeral foi assistido por líderes que vieram correndo de todo o mundo, teve seu funeral realizado e foi enterrado apenas 2 dias de seu assassinato.

Se a família da juíza Ginsburg não seguiu a tradição judaica atrasando seu enterro, em outros aspectos eles honraram essa tradição ao máximo. Por exemplo, o caixão de madeira que repousava na Suprema Corte e em estado no Capitólio permaneceu firmemente fechado. E de acordo com a prática judaica, não houve exibição pública de seu corpo e, aparentemente, nenhum embalsamamento. Longe de preservar o corpo, os judeus acreditam, seguindo o livro de Eclesiastes na Bíblia Hebraica, que “o pó volta à terra como era” - quanto mais cedo melhor.

. Um descanso adequado:

A juíza Ginsburg também recebeu, pela primeira vez na história judaica americana, um funeral judaico tradicional no Grande Salão da Suprema Corte. A rabina Lauren Holtzblatt, a rabina conservadora da Congregação Adas Israel em Washington (DC) e amiga de Ginsburg, cujo marido já serviu como escrivão da justiça, presidiu ao lado do chefe de justiça John Roberts.

O serviço incluiu todos os componentes familiares de um funeral judaico, incluindo um elogio emocionante, recitação do Salmo 23 e o canto, em hebraico, da oração medieval do final de El Maleh Rachamim: "Deus cheio de misericórdia ... conceda descanso adequado." A oração recitada no funeral de Ginsburg incluía o nome hebraico completo da juíza - Yita Ruchel bat Celia - que inclui o nome de sua mãe, mas não tradicionalmente, não o de seu pai.

Normalmente, o enterro em um cemitério judeu segue imediatamente a um funeral judeu, pessoas enlutadas acompanhando reverentemente o caixão para onde quer que o cemitério esteja localizado. Lá, ao redor da sepultura aberta, orações adicionais, incluindo um kadish especial, um louvor a Deus, são recitadas e o caixão é baixado.

Os enlutados e os membros da comunidade então participam pessoalmente do poderoso ato de encher a sepultura, jogando uma pá de terra em cima do caixão, cada batida reforçando a finalidade que a morte representa.

No caso da Juíza Ginsburg, isso não acontecerá em um cemitério judeu. Em vez disso, depois que seu caixão estiver na sede da Corte Suprema, ele será transportado para o Cemitério Nacional de Arlington para um serviço funerário privado. Arlington, um cemitério nacional e comunal, não tem seção especial reservada para judeus e proíbe explicitamente alguns rituais judaicos tradicionais, como baixar manualmente o caixão e preencher de terra a sepultura.

. Duas identidades:

Os elementos judaicos tradicionais no funeral de Ginsburg e a não realização de alguns elementos da tradição judaica relacionadas com seu enterro refletem aspectos de sua identidade. Ela tinha muito orgulho de sua herança judaica, mas rompeu com a maioria das práticas judaicas tradicionais.

Na morte, como na vida, ela mantinha duas identidades - ser uma americana e ser judia - mesmo quando elas não conseguiam se harmonizar facilmente. Seu funeral judaico e o cemitério Nacional de Arlington falam de sua busca para equilibrar essas duas identidades.

. Autor:

Jonathan D. Sarna, Professor Universitário e Joseph H. & Belle R. Braun Professor de História Judaica Americana, Brandeis University

. Fonte:

https://www.yahoo.com/news/death-life-ruth-bader-ginsburg-153429663.html

Nenhum comentário: